Prioridades

O aumento de pessoas estressadas nos últimos tempos tem se tornado o alvo de muitos comentários em diversas páginas da internet, jornais, livros e outros veículos publicitários.

Podemos amenizar e direcionar a nossa vida se priorizarmos algumas coisas.

Dar prioridade ou colocar na frente o que é mais importante em determinando momento, nos ajudará a administrar melhor a nossa vida profissional ou pessoal.

Como podemos priorizar?

Uma opção é o método criado por Stephen R. Covey, autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. No capítulo 3 deste livro, Primeiro o mais importante, ele apresenta os 4 quadrantes para o gerenciamento de atividades. Por esse sistema, classifica-se as tarefas em 4 grupos de prioridades:

Urgente Não urgente
Importante
Não importante

UIUrgente e Importante: São as necessidades da crise, regidas pela pressão. É o quadrante do Inevitável. Os resultados de trabalhos neste quadrante são estresse, esgotamento e sensação de apagar incêndios.

NUINão Urgente e Importante: É o quadrante da Qualidade, ligado ao planejamento, desenvolvimento e identificação de oportunidades. Tem como resultados o equilíbrio, visão e perspectiva.

UNIUrgente e Não Importante: Composto por interrupções, telefonemas, correspondências e demais atividades triviais. Resulta em foco no curto prazo e é conhecido como quadrante da Decepção.

NUNINão Urgente e Não Importante: Geralmente são tarefas agradáveis, mas que não trazem benefícios verdadeiros, como navegar pela internet, fofoca e alguns emails. Costuma demostrar irresponsabilidade e resultar em baixo rendimento e até demissões. Chamado de quadrante do Desperdício.

Muitas vezes ocupamos a nossa mente ou interrompemos o nosso sono, com coisas não urgentes e não importantes, definir  o que é prioridade fará de você um profissional muita mais capaz e saudável.

Segue algumas dicas para ajudar você a priorizar algumas coisas:

·        Coloque na sua agenda o que é prioridade para o seu dia;

·        Dê mais atenção ao que é mais importante;

·        Não deixe de observar os detalhes que julga menos importante;

·        Não espere acabar o dia para fazer uma análise da realização das suas atividades;

·        Busque soluções, não gaste seu precioso tempo e talento focando no problema;

·        Se algo der errado busque ajuda para solucionar e nunca para abandonar o barco;

·        Não deixe de praticar a priorização no seu dia a dia, o exercício levará ao autodesenvolvimento.

Priorizar ajudará a organizar melhor a nossa vida e as nossas tomadas de decisões.

Priorize e aproveite os benefícios desta atitude!

Abraços,
Ari Wajsfeld