História

O SINDICATO DOS MÉDICOS DE SANTO ANDRÉ E REGIÃO TEM UM HISTÓRICO DE VITÓRIAS, TAIS COMO:

EM 22 DE JUNHO DE 1989, A DRA. DOROTI BARANIUK CONVOCA UMA ASSEMBLÉIA GERAL PARA APRESENTAÇÃO DO ESTATUTO DO SINDICATO DOS MÉDICOS DE SANTO ANDRÉ E REGIÃO PARA A ELEIÇÃO E POSSE DA PRIMEIRA DIRETORIA, CONSELHO FISCAL E DELEGADOS REPRESENTANTES DA ENTIDADE SINDICAL.

EM 31 DE JANEIRO DE 1991, FOI ENCAMINHADO O REQUERIMENTO DO REGISTRO E ARQUIVAMENTO DO ESTATUTO DESTE SINDICATO.

EM 03 DE ABRIL DE 2001, O MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, ATRAVÉS DE SUA SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO, CONCEDE O REGISTRO SINDICAL A ESTA ENTIDADE COMO REPRESENTANTE DA CATEGORIA DOS MÉDICOS. SUA ABRANGÊNCIA É INTERMUNICIPAL E BASE TERRITORIAL ENGLOBA OS MUNICÍPIOS DE SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO CAETANO DO SUL, DIADEMA, MAUÁ, RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA.
UMA VEZ REGULARIZADO, COMEÇA ENTÃO A ATUAÇÃO DA ENTIDADE, ENFRENTANDO LUTAS E DIFICULDADES, MUITAS DELAS OCASIONADAS PELO ATÉ ENTÃO SINDICATO QUE ATUAVA NA BASE SEM O DEVIDO REGISTRO PERTINENTE A ESTA BASE TERRITORIAL.

INICIOU-SE UMA BATALHA JUNTO COM ORGÃOS COMPETENTES QUE PASSOU A DEPOSITAR CREDIBILIDADE NESTA ENTIDADE FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE CADASTRO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NA BASE TERRITORIAL.

COM REALIZAÇÕES DE ASSEMBLÉIAS GERAL EXTRAORDINÁRIAS E ASSEMBLÉIAS GERAL ORDINÁRIAS ESTABELECEU-SE METAS OBJETIVAS  PARA O CRESCIMENTO DO SINDMED.

NA REUNIÃO DA INAUGURAÇÃO DO REGIONAL DO SINDHOSP EM SANTO ANDRÉ; FOI COLOCADA A INTENÇÃO DE ACÔRDO COLETIVO AO PRESIDENTE PATRONAL  COM O SINDICATO DOS MÉDICOS DE SANTO ANDRÉ E REGIÃO, É ENTREGUE UMA MINUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SINDMED .

RECEBENDO A CONFIRMAÇÃO DO SINDHOSP SOBRE A MINUTA DE REIVINDICAÇÕES FAVORÁVEL AOS MÉDICOS.

É ASSINADO O ACÔRDO COM O SINDHOSP (SINDICATO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS E ANÁLISES CLÍNICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO).
A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2003 O SINDMED, PASSOU A SER RESPONSÁVEL PELAS NEGOCIAÇÕES ENTRE EMPREGADOS DA CATEGORIA E EMPREGADORES, AGINDO EM ACORDOS COLETIVOS, HOMOLOGAÇÕES ENTRE OUTROS ASSUNTOS RELATIVOS AO INTERESSE DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS ATUANTES NA ÁREA DA MEDICINA .

ACÔRDO COLETIVO COM O SINDHOSFIL (SINDICATO DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, E LOGO EM SEGUIDA COM A SINAMGE (SINDICATO DAS MEDICINAS DE GRUPO) FICANDO RESPONSÁVEL PELO ACOMPANHAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES DESTA CATEGORIA.

AS PREFEITURAS DO GRANDE ABCD , CRM’S E APM’S, RECEBEM CÓPIAS DA DOCUMENTAÇÃO OFICIAL DA ENTIDADE, JUNTAMENTE COM A  A.G.E. DAS CONVENÇÕES COLETIVAS, E MINUTA DAS PAUTAS DE REIVINDICAÇÕES ENVIADAS PARA OS SINDICATOS PATRONAIS; SINDHOSP; SINDHOSFIL E SINAMGE.

REALIZAÇÃO DO 1º SIMPÓSIO SOBRE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO, NA RUA DAS FIGUEIRAS Nº 747, TENDO COMO PALESTRANTE O PROFESSOR JOSÉ ANTONIO GHILARD, REVISOR TÉCNICO DO DECRETO ESTADUAL Nº 46076/001.

O SINDICATO FAZ VÁRIAS PARCERIAS FAVORECENDO O MÉDICO, COMO POR EXEMPLO NA NOSSA CAIXA NOSSO BANCO, COM JUROS DIFERENCIADOS PARA OS FILIADOS DESTE SINDICATO,E ASSINATURA DO CONVÊNIO ENTRE SINDMED E UNIA.

ALÉM DISSO O SINDMED TEM REPRESENTADO À CATEGORIA EM DENÚNCIAS CONTRA ALGUNS HOSPITAIS, AGINDO DE UMA FORMA CATEGÓRICA, DEMONSTRANDO PULSO FIRME, SEM SE DESVIAR DO PRINCIPAL OBJETIVO DE AMPARAR O COLEGA MÉDICO NAS REIVINDICAÇÕES DOS SEUS DIREITOS.

EM 2003 O SINDMED GEROU GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E ASSISTENCIAL, PARA TANTO ATENDENDO TÉCNICOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E BANCO DO BRASIL PARA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL, COM ESTE TENDO QUE ABRIR CONTA E FAZER UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

E COMEÇA A ANDAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS, ALUGANDO UMA SEDE, SITUADA NA RUA CESÁRIO MOTA Nº 294 TERCEIRO ANDAR SALA 07, NO CENTRO DE SANTO ANDRÉ, POIS ATÉ ENTÃO OPERAVA EM ESPAÇO CEDIDO PELA QUALIT SOB AUTORIZAÇÃO DA DRA. DOROTI.

EM 2004 HÁ ELEIÇÃO PARA A COMPOSIÇÃO DE NOVA DIRETORIA, PORÉM OS DIRETORES EXIGEM A VOLTA DA DRA. DOROTI AO CARGO DE PRESIDENTE PELO SEU EMPENHO EM DEFENDER A ENTIDADE SINDICAL, COM TRANSPARÊNCIA.

NESTE ANO DE 2004 O SINDICATO DOS MÉDICOS DE SANTO ANDRÉ E REGIÃO RECEBE CONVITE PARA INTEGRAR A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS (FENAM)

EM 2006 RECEBEMOS CONVITE DA FEDERAÇÃO SUDESTE (FESUMED) PARA A PARTICIPAÇÃO ATIVA E INTEGRAÇÃO DA FEDERAÇÃO.

EM 2009, UMA NOVA DIRETORIA FOI ELEITA. SENDO QUE ESTA CONDUZ A ENTIDADE ATÉ A PRESENTE DATA NA MAIS ABSOLUTA HONESTIDADE, COMPONDO UMA CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO JURÍDICO INTEGROS QUE SE COLOCAM A DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTO, ONDE NÃO EXISTEM DÚVIDAS NO DESEMPENHO DO SINDICATO DOS MÉDICOS EM BENEFÍCIO DA CLASSE MÉDICA.

Acordo com o sindhosp ( sindicato dos hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas do estado de são paulo).
a partir de fevereiro de 2003 o sindmed, passou a ser responsável pelas negociações entre empregados da categoria e empregadores, agindo em acordos coletivos, homologações entre outros assuntos relativos ao interesse dos profissionais liberais atuantes na área da medicina.

Acordo coletivo com o sindhosfil (sindicato das santas casas de misericórdia e hospitais filantrópicos do estado de são paulo, ficando responsável pelo acompanhamento das negociações desta categoria.

O sindicato faz várias parcerias favorecendo o médico, como por exemplo na nossa caixa nosso banco, com juros diferenciados para os filiados deste sindicato.

Além disso o sindmed tem representado à categoria em denúncias contra alguns hospitais, agindo de uma forma categórica, demonstrando pulso firme, sem se desviar do principal objetivo de amparar o colega médico nas reivindicações dos seus direitos.